

Nos últimos posts falamos sobre o funcionamento do sistema de freios, os tipos de fluidos para freios e suas aplicações, a manutenção do sistema e seus sinais, como forma de garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo. Encerrando a nossa série de sistema de freios, o assunto de hoje é o processo de troca do fluido de freio.
A troca do fluido de freio é feita pela retirada da solução antiga por meio de um método conhecido como sangria e a adição do líquido novo no reservatório. Essa aplicação serve para evitar a produção de bolhas de ar no sistema. A troca do fluido de freio é um serviço complexo, por isso procure sempre um profissional, pois a troca exige o trabalho de duas pessoas e demora cerca de 1 hora para ser executado. É importante que ao fazer a troca do fluido o mecânico também verifique a condição das pastilhas e dos discos de freio.
O passo a passo da troca:
Desparafusar e remover as rodas do carro.
Abrir o capô e desenroscar a tampa do reservatório do fluido de freio.
Após confirmar que o fluido realmente precisa ser trocado, é necessário retirar o reservatório e lavar, secando bem antes de colocá-lo de volta.
Encher o reservatório com o fluido de freio novo.
Fazer a sangria nas rodas à medida que for colocando mais fluido no reservatório.
Para fazer a sangria é necessário desconectar as mangueiras que levam o fluido até as rodas e fazer o bombeamento do pedal de freio para que o fluido antigo saia pelas mangueiras e seja possível ver o novo fluido chegando.
Após isso deve-se reconectar a mangueira do fluido na roda.
Esse procedimento deve ser feito em cada uma das rodas, separadamente, tomando cuidado para coletar o fluido antigo e não o deixar sujar outras peças do carro.
Outro cuidado a ser tomado é usar um limitador na hora de fazer o bombeamento do pedal de freio, para evitar que o cilindro mestre de freio seja danificado no processo.
Ao fim do processo, deve-se checar se não há vazamentos e testar o freio para assegurar que o serviço foi bem executado. Lembrando que para realizar esse processo é importante para a manutenção correta e segurança de seu veículo procurar sempre por um profissional qualificado e produtos de qualidade certificada.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente! vendas@hitech.ind.br . Até o próximo post!