

Normalmente ouvimos falar bastante sobre o sistema de transmissão do veículo e como ele é importante. Nesse artigo, explicaremos como funciona este sistema e mostraremos também como reconhecer os sinais de desgastes. Nos acompanhe!
O QUE É O SISTEMA DE TRANSMISSÃO E QUAL A SUA FUNÇÃO?
O Sistema de Transmissão é um conjunto de componentes do motor que produz energia levando para as rodas través da troca das marchas resultando na movimentação do veículo.
TIPOS DE TRANSMISSÕES
Para cada tipo de veículo, há um modelo de transmissão, com algumas características diferentes como nas marchas do tipo manual e automática. Abaixo, conheça os tipos de transmissão:
– Do tipo Manual
É o mais comum encontrado nos veículos. A troca das marchas é manualmente feita pelo condutor, dando mais torque nas rodas. Esse modelo possui menos manutenção.
– Do tipo Automática
Para essa transmissão, o condutor escolhe manualmente qual marcha quer usar, nisso a mudança das marchas será feita automaticamente. Neste modelo, não possui pedal de embreagem e contém as opções da alavanca de câmbio, que são elas:
R > Reverse: marcha à ré;
P > Parking: posição estacionada, travando as rodas, quando esta é utilizada apenas para dar partida no veículo;
N > Neutro: é o ponto morto do veículo;
D > Drive: utilizada para movimentar o veículo para frente.
– Transmissão Automatizada
Nesse modelo, também não possui o pedal de embreagem e o condutor faz a troca da marcha sem o uso da embreagem. Esse sistema tem uma desvantagem pois possui um tempo de resposta demorado durante as trocas de marcha. Esse sistema é melhor nos veículos esportivos.