

Opa! Está saindo muita fumaça. Tem algo errado!
Esse é o motivo de que há pouco óleo lubrificante nos pistões do motor do carro ou moto. Resultado de que a fumaça que sai do escapamento está escura. É o momento de procurar um mecânico para fazer UMA REVISÃO.
Abaixo vamos mostrar de como resolver esse problema.
FUMAÇA BRANCA
Não é o novo Papa escolhido não. É a fumaça saindo do seu escapamento. E tem dois significados:
→ O primeiro deles é a presença de água na câmara de combustão do motor, muitas vezes advinda por um dano na junta do cabeçote.
→ A segunda interpretação para essa fumaça é está havendo vazamento de líquido de arrefecimento (coolant) para as câmaras de combustão do motor de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T (ex. trincas em cabeçote; avaria da junta de vedação do cabeçote; micro-furos em camisas provocados pelo fenômeno da cavitação).
FUMAÇA PRETA/ESCURA
Problema na queima de combustível, causando o aumento de consumo. Essa causa também leva ao problema no filtro de ar que não está levando o ar para o motor que faz a queima da mistura. E um outro motivo é o problema na injeção do combustível que quando causa a explosão, resultado de sair fumaça escura pelo escapamento.
FUMAÇA CINZA / AZULADA
Essa fumaça é preocupante, pois indica a queima de óleo lubrificante no motor. Mas há variações de motivos como no desgaste nos retentores de válvula à obstrução de ventilação do motor, em anéis e outros motivos, podendo aumentar a gravidade do problema. Nessa situação, o mais importante é procurar um mecânico de sua confiança o mais depressa possível. Senão poderá levar à fundição do motor, perda de potência e sua performance, que em muitos casos o motor passa por uma retífica.
Viu? Cuide de seu motor e monitore sempre o óleo lubrificante levando a uma oficina, pois onde há fumaça, há problema!