

As máquinas hidráulicas precisam de inúmeros cuidados, como na escolha de um óleo adequado, melhorando a lubrificação nas válvulas, cilindros e seus componentes, aumentando a vida útil das bombas, garantindo um bom funcionamento e evitando prejuízos financeiros.
Nos lubrificantes industriais, devem possuir os aditivos necessários para cumprir sua função. Já no óleo hidráulico, deverá ter comprovação da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e com a declaração do seu nível de desempenho.
A seguir, confira as suas características do óleo lubrificante.
Óleo hidráulico: para que serve?
O óleo hidráulico é indicado para transmissão de força que movimenta seus equipamentos, como também lubrifica aumentando a vida útil dos componentes da máquina. É um óleo lubrificante formulado com bases altamente refinadas, que são adicionados para averiguação das melhores propriedades como:
→ Inibidores de corrosão;
→ Antiespumantes;
→ Antioxidantes;
→ Detergentes.
Óleo hidráulico de base mineral HLP
A maioria dos óleos hidráulicos são minerais, devido ao seu baixo custo e contém alto grau de refinação, sendo resistentes à oxidação, inibidores de ferrugens com ação anti-desgaste. Verifique se o produto tem registro na ANP e possui declaração com o nível de desempenho HLP (DIN 51524-2).
Os óleos hidráulicos com as viscosidades ISO VG 32, ISO VG 46 e ISO VG 68 são os mais utilizados, que também é possível encontrá-los como ISO VG 10, ISO VG 22, ISO VG 100 e ISO VG 150.
É importante ter uma manutenção periódica, limpeza e uso de lubrificantes industriais com aditivos que atendem os níveis exigidos, garantindo melhor desempenho e durabilidade das máquinas hidráulicas. Este óleo deve-se atender a norma DIN 51524-2.
Sempre consulte o manual de equipamentos pois assim poderá saber qual o grau de viscosidade exigido, sendo que os mais comuns são: ISO VG 32, ISO VG 46 e ISO VG 68. Além disso, evolve fatores como: preço, segurança, leis ambientais e as normas trabalhistas.
– Até a próxima!