logo-hi-tech-produtos-automotivos
  • EMPRESA
    • SOBRE A HI TECH
    • GALERIA
    • COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
  • PRODUTOS
    • GRAXA LUBRIFICANTE
    • FLUIDO PARA FREIOS
    • ARLA 32
    • ADITIVOS DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO – PRIME ECOFLEX
    • PROTETORES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
    • ADITIVOS PARA MOTORES
    • CONDICIONADOR DE METAIS
    • ADITIVOS PARA COMBUSTÍVEIS
    • LINHA DE SPRAYS
    • CREME DESENGRAXANTE
  • CATÁLOGOS
    • AUTOMOTIVO
  • BLOG
  • OPORTUNIDADES
    • TRABALHE CONOSCO
    • DISTRIBUIDOR / REPRESENTANTE
  • FALE CONOSCO

Óleos lubrificantes Mineral e Sintético. Qual a diferença?

DICAS E CUIDADOS, ÓLEOS LUBRIFICANTES, QUALIDADE30/07/2020admin

Óleos lubrificantes
É importante saber quais são principais características dos óleos lubrificantes: a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e o Ponto de Fulgor.
A viscosidade é uma resistência sob a forma de atrito interno e tem a ver com os tipos de ligações entre as moléculas que formam esse lubrificante, de forma pratica, podemos associar a viscosidade com “espessura” do óleo, ou seja, quanto mais “grosso” maior a viscosidade desse óleo e maior a resistência que ele oferece ao escoamento.
A viscosidade dos lubrificantes não é constante; ela varia com a temperatura. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade em relação a temperatura.
O Ponto de fulgor é a menor temperatura na qual o óleo lubrificante liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.

Óleo lubrificante mineral
O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo.Eles não são tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, possuindo mais impurezas em sua composição.
No entanto, ainda é o produto mais comum e tradicional do mercado.Isso porque o óleo mineral tem sido usado desde o surgimento dos primeiros veículos automotivos. Há anos esse produto auxilia o funcionamento de motores a gasolina e a diesel.

As principais características do óleo mineral são:
· Menor preço;
· Atender às exigências dos carros mais antigos;
· Dura menos, necessitando de maior quantidade de trocas.

Óleo lubrificante semissintético
O óleo semissintético é também uma base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. No entanto, após o acréscimo de aditivos, a quantidade de óleo mineral que está no produto é pequena.
Sendo assim, o lubrificante não pode ser considerado um óleo sintético ou mineral pois em sua composição há óleos sintéticos com óleos minerais. A nomenclatura “semissintético” foi escolhida para esse produto.
Algumas características do óleo semissintético são:
· Maior estabilidade térmica e oxidativa se comparado ao óleo mineral
· Melhor capacidade de manter a viscosidade adequada
· Pouquíssimos contaminantes presentes

Óleo lubrificante sintético
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos.
A palavra “sintético” indica que houve manipulação para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos.
O produto, como resultado, é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência. Livre de contaminantes, esse tipo de óleo normalmente apresenta um melhor desempenho na lubrificação do motor.
Esse tipo de óleo lubrificante costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”. Se o carro é usado diariamente em situações de trânsito complicado, por exemplo, o ideal é usar o óleo sintético. É sempre bom lembrar que a maioria das grandes cidades brasileiras representam condições severas de uso para os veículos.
Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos apresentam um período maior entre trocas de óleo em comparação com qualquer outro tipo de lubrificante, pois possui uma composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação nas peças lubrificadas.

As principais características do óleo sintético são:
· Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
· Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
· Propicia mais economia de combustíveis;
· Excelente relação custo/benefício;
· Forma menos borra.

Mas afinal qual óleo escolher?
É importante saber a diferença entre os óleos mas sempre seguir a recomendação do tipo de óleo que consta no Manual do Proprietário.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!

admin
http://hitech.tecnologia.ws
Post Anterior Qual a importância do selo do INMETRO? Próximo Post SPRAY DESENGRIPANTE LUB MAX

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • ADITIVOS DE COMBUSTÍVEL (2)
  • ADITIVOS PARA RADIADOR (2)
  • CONDICIONADOR DE METAIS (1)
  • DICAS E CUIDADOS (22)
    • Sem categoria (2)
  • FLUIDO PARA FREIOS (7)
  • LINHA DE SPRAYS (6)
  • ÓLEO HIDRÁULICO (1)
  • ÓLEOS LUBRIFICANTES (2)
  • PROTETORES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO (2)
  • QUALIDADE (13)
  • SEGURANÇA (1)
  • SISTEMA DE FRENAGEM (5)
  • SISTEMA DE TRANSMISSÃO (2)

Posts recentes

  • ÓLEO HIDRÁULICO: SUA FINALIDADE E CARACTERÍSTICAS.
  • MOTOR QUEIMANDO ÓLEO. COMO RESOLVER
  • ÓLEO ATF • O QUE É E PARA QUE SERVE
  • LUZES DO PAINEL – O SEU SIGNIFICADO E O QUE FAZER.
  • COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO E SEUS MODELOS

Tags

aditivos aditivos de combustível Aditivos para Radiadores arrefecimento automática bancos branca caminhões Carro carros cinza combustível desempenho dot durabilidade escapamento escura fechaduras fluído de freio freios fumaça limpeza lubrificação luzes manutenção manutenção de sistema de freios marcha Motor máquinas painel peças pneus pressão Protetores do Sistema de Arrefecimento proteção Radiadores resíduos segurança sistema de freios sistema de frenagem sujeiras troca de óleo de freio óleo óleo de freio óleos

Endereço

Estrada Municipal Yoneji Nakamura, 808 – Distrito Industrial do Taboão
Mogi das Cruzes – SP / CEP: 08772-011

Nos-siga

Facebook
LinkedIn
YouTube
Instagram
© 2020 HI TECH PRODUTOS AUTOMOTIVOS- TODOS DIREITOS RESERVADOS