Tudo que voce precisa saber sobre

Aditivos para radiador

O aditivo de arrefecimento é um líquido crucial para o funcionamento de qualquer tipo de motor. O termo aditivo de arrefecimento é usado de forma intercambiável com anticongelante. Além disso, aditivo de arrefecimento é um termo mais comum em áreas de clima quente, enquanto o termo anticongelante é mais comum em áreas de clima frio.

Existem muitos tipos diferentes de tecnologias de refrigeração para diferentes aplicações. Além disso, existem diferentes cores aditivos, além de produtos concentrados e prontos para uso. Embora isto possa parecer um pouco confuso, a seleção do aditivo não precisa ser complicada. Porém, é muito importante fazer a escolha certa do aditivo para o seu veículo ou motor. Além disso, a verificação dos níveis do líquido de arrefecimento e da capacidade de proteção também deve ser feita de maneira adequada. Então, o que é um aditivo do sistema de arrefecimento e como verificar o nível do líquido? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre aditivos de motor

O QUE É UM ADITIVO DE RADIADOR?

O Aditivo é uma substância líquida que contém etilenoglicol, água e inibidores como parte de sua formulação. Mais especificamente, o etilenoglicol está presente em 90 a 95%, a água em 1 a 3% e o restante é o pacote de aditivos ou inibidores. Depois que todos esses componentes são misturados, obtemos um refrigerante que é um líquido quase transparente. Em seguida, um traço ou corante refrigerante é adicionado à mistura

Etilenoglicol

O etilenoglicol representa a base de um aditivo. Foi introduzido no mercado na década de 1930 como uma alternativa à água que era utilizada como aditivo na indústria automotiva. Comparado à água, o etilenoglicol possui um ponto de ebulição mais alto e um ponto de congelamento mais baixo. Isto tornou a nova solução melhor para aplicações em automóveis em climas quentes e frios. Uma observação muito importante é que o etilenoglicol é altamente tóxico, especialmente se ingerido. Portanto, o manuseio e descarte de refrigerantes após a lavagem do sistema de refrigeração, por exemplo, deve ser feito com extremo cuidado para evitar que crianças e animais entrem em contato com a substância, principalmente por ter sabor agridoce. No início do uso do etilenoglicol não se sabia que ele pode oxidar e formar ácidos que podem danificar o motor e corroer seus componentes. Para evitar que isso aconteça, são adicionados aditivos ou inibidores à mistura

COR DO ADITIVO

Conforme mencionado anteriormente, o corante residual ou refrigerante existe para facilitar a identificação de qualquer problema de vazamento de fluido, por exemplo. O que é ainda mais importante é que o corante do aditivo não indica a formulação aditivo . É isso que os aditivos fazem. Diferentes formulações de aditivo podem ter a mesma cor, pois diferentes fabricantes podem usar o mesmo corante para diferentes tecnologias de refrigerantes. Os corantes refrigerantes mais comuns são verde, azul, vermelho, laranja, amarelo, violeta e rosa. Portanto, como a cor não indica a formulação do refrigerante, ela nunca deve ser o único parâmetro de seleção. Leia sempre a formulação do refrigerante

Aditivos

Aditivos que reduzem ou inibem a oxidação do etilenoglicol são o que diferenciam os refrigerantes uns dos outros. Além disso, compostos como nitritos, silicatos, fosfatos e boratos também servem para prevenir a corrosão dos componentes metálicos do motor e do sistema de refrigeração. Os aditivos esgotam-se ou quebram com o tempo e é por isso que é necessário trocar o aditivo após um determinado tempo ou distância percorrida. Mais sobre isso mais tarde.

O que isso faz ?

Os aditivos desenvolvidos para a indústria automotiva e motores de combustão interna possuem diversas funções importantes.

• Controle de calor: Os Aditivos são meios de transferência de calor que proporcionam uma transferência ideal do calor criado pelo motor. Por outras palavras, o líquido de arrefecimento protege os motores contra o sobreaquecimento, especialmente em climas quentes e em condições de funcionamento e temperaturas até 129°C.
• EVITA O CONGELAMENTO: Além do controle de calor, os adititvos possuem aditivos anticongelantes que evitam que o sistema de refrigeração congele durante as temperaturas extremas do inverno. Seu ponto de congelamento padrão é de cerca de -37°C , no entanto, pode ser ainda mais baixo dependendo da mistura e da formulação do aditivo.
• PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO: Graças ao pacote de aditivos, os refrigerantes reduzem a ferrugem, a corrosão e a cavitação do motor e dos componentes no sistema de refrigeração . Conseqüentemente, eles contribuem para a vida útil do moto.
• EVITA A EROSÃO: Os aditivos reduzem a eletrólise no sistema de refrigeração e no motor. Este processo químico ocorre quando
a eletricidade passa através de uma substância e pode corroer componentes do motor e causar reparos dispendiosos.
• ESTENDE A VIDA: Além de prolongar a vida útil do motor, também prolonga a vida útil dos componentes de borracha e plástico
do sistema de refrigeração.
• LUBRIFICAÇÃO: Graças à sua formulação, os aditivos também fornecem lubrificação para a vedação da bomba d’água.

Evolução da
tecnologia
de refrigeração

Agora que você sabe que os aditivos consistem em etilenoglicol, água e aditivos , vamos dar uma olhada em como a tecnologia dos refrigerantes evoluiu. Mais uma vez, são os eles que fazem a diferença

TECNOLOGIA ADITIVA INORGÂNICA (IAT)

Os IATs foram os primeiros aditivos aplicados na indústria automotiva. Esses aditivos tradicionais, convencionais ou padrão usam aditivos de silicato de fosfato. Como utilizam tecnologia mais antiga, protegem peças de ferro fundido, latão, cobre e alumínio encontradas em veículos mais antigos. Portanto, eles não são mais usados em sistemas de refrigeração de veículos modernos ou veículos produzidos após meados/final da década de 1990.

Os IAT ou o seu pacote de aditivos têm uma vida útil média de 2 a 3 anos ou entre 48.000 e 72.000 km, dependendo do pacote. Depois disso, eles não poderão mais proteger o sistema de resfriamento, mesmo que o líquido de arrefecimento ainda atenda aos requisitos de proteção contra congelamento.

TECNOLOGIA DE ÁCIDO ORGÂNICO (AVEIA)

Os OATs foram a próxima solução de refrigeração que compensou as deficiências dos IATs. Esses aditivos utilizam ácidos orgânicos e inibidores de corrosão e, portanto, prolongam a vida útil. Além disso, estes aditivos com vida útil prolongada podem durar até 5 anos ou 240.000 km.Este tipo muito comum de tecnologia de refrigeração OAT é usado por fabricantes americanos (GM, Dodge/Chrysler), europeus (VW, Audi, Saab) e alguns fabricantes asiáticos (Honda).

É importante saber que a OAT não protege os componentes do sistema de cobre e latão. Portanto, não é adequado para uso em modelos mais antigos. Os motores diesel podem exigir o uso de um OAT para serviços pesados sem nitrato

AVEIA HÍBRIDA (HOAT)
HOATs são chamados de híbridos porque combinam tecnologia IAT e OAT. Por exemplo, um aditivo HOAT é uma mistura de OAT ou ácidos orgânicos com um silicato, que é um inibidor de IAT, tornando-os ótimos protetores do motor de alumínio e dos componentes do sistema de refrigeração.
Alguns dos refrigerantes desta gama atingem uma vida útil de até 10 anos ou 290.000 km. Eles são normalmente usados por fabricantes de automóveis americanos (Ford, Chrysler) e europeus normalmente os usam em seus modelos

QUENTE FOSFATADO (P-HOAT)

Os P-HOATs utilizam tecnologia de ácidos orgânicos e fosfatos e têm uma vida útil prolongada. Esses refrigerantes atendem aos requisitos da maioria dos fabricantes de veículos asiáticos, incluindo Toyota, Hyundai, Nissan, KIA, Honda, Subaru e outros. Sua vida útil geralmente chega a 5 anos ou 240.000 km.

TECNOLOGIA DE ÁCIDO ORGÂNICO HÍBRIDO DE SILICATO (SI-OAT)

Si-OATs usam silicatos e tecnologia HOAT e são uma formulação de aditivos relativamente nova. Eles prolongaram a vida útil e atendem aos requisitos dos motores modernos produzidos por fabricantes de veículos europeus, incluindo Mercedes-Benz, Porsche, Audi, VW e outros.
A sua vida útil é de até 5 anos ou 250.000 km para automóveis de passageiros ou até 3 anos ou 500.000 km para veículos pesados.
HOAT SEM FOSFATO OU SEM NAP
As formulações HOAT sem NAP usam tecnologia OAT, mas não contêm nitritos, aminas, fosfatos ou silicatos. Isso os torna os aditivos certos para aplicações diesel pesadas.
Alguns dos fabricantes que recomendam o uso de refrigerantes sem NAP são Tesla, BMW, Volvo e Mini Cooper, para citar alguns. A vida útil vai até 10 anos, 20.000 horas ou 1.600.000 km.
AVEIA DE NITRITO
Os NOATs usam tecnologia de ácidos orgânicos e nitritos como inibidores. Eles são adequados para aplicações em motores pesados e diesel. Sua vida útil chega a 12.000 horas de motor ou 965.000 km.

REFRIGERANTES PARA DIFERENTES APLICAÇÕES

Todas essas diferentes tecnologias de refrigeração podem deixar você com uma pergunta: de qual aditivo você precisa?
Até agora você aprendeu que diferentes fabricantes de equipamentos originais (OEMs) usam tecnologias diferentes.
Portanto, o melhor conselho que você pode seguir é sempre consultar as especificações do fabricante na hora de escolher o líquido de refrigeração para o seu motor.
As especificações e recomendações do líquido de arrefecimento do fabricante baseiam-se na vida útil do líquido, na proteção
contra corrosão e na compatibilidade química. Além disso, leve em consideração as condições operacionais e ambientais, como temperaturas altas ou extremamente baixas.
Os produtos da linha de Aditivo Hi Tech atendem aos requisitos dos principais fabricantes de motores e automotivos.
De acordo com a aplicação, eles podem ser divididos nas seguintes categorias.

MISTURA DE REFRIGERANTE NA PROPORÇÃO
ADEQUADA

Existem aditivos concentrados e prontos para uso que fornecem uma certa proteção à temperatura do aditivo. Em geral, misturamos concentrados de refrigerante com água desionizada ou desmineralizada numa proporção de 50/50 para proteger o sistema contra congelamento até -37°C. Por outro lado, a utilização de uma mistura concentrada-água 40/60 protege o sistema contra congelamento até -25°C . Uma mistura concentrada de água 60/40 protege o motor e o sistema de arrefecimento de temperaturas até -52°C .
Existem também refrigerantes para aplicações em temperaturas extremamente baixas, usados na proporção 70/30 concentrado-água , que protegem contra congelamento até -67°C .Os aditivos prontos para uso são produtos pré-misturados que são muito mais fáceis de usar e ajudam os proprietários de veículos ou motores a evitar o uso da proporção errada.

IMPORTANTE: NÃO MISTURE DIFERENTES TIPOS DE ADITIVOS

Como diferentes aditivos utilizam diferentes pacotes de aditivos e inibidores, é muito importante não misturar diferentes refrigerantes. Se os pacotes de aditivos de diferentes refrigerantes forem incompatíveis, poderão aumentar corrosão e causar sérios problemas. Portanto, quando chegar a hora de substituir o líquido de arrefecimento, sempre faça uma lavagem e abastecimento adequado do sistema de refrigeração. Siga sempre o cronograma de manutenção preventiva do veículo e as recomendações do OEM para o funcionamento adequado do sistema de refrigeração e do motor

COMO VERIFICAR O NÍVEL DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Primeiro, estacione o veículo em uma superfície plana para que todos os fluidos se acomodem. O reservatório ou tanque do líquido de arrefecimento está localizado sob o capô e geralmente é branco, mas pode variar dependendo do fabricante do veículo. É muito importante deixar o motor do carro e o sistema de refrigeração esfriarem para evitar possíveis acidentes ao abrir a tampa do reservatório do líquido refrigerante devido à pressão e ao líquido quente.

Na lateral do tanque do Líquido de arrefecimento, geralmente há uma escala impressa que mostra os níveis máximo e mínimo do refrigerante. Consulte o nível de refrigerante recomendado pelo fabricante e veja se ele corresponde ao do seu sistema. Se você sabe qual mistura de aditivo e água refrigerante você usa, complete o sistema simplesmente usando um funil. Durante o processo de inspeção do líquido, verifique sempre se ele está escuro, lamacento ou contaminado de alguma outra forma.

Se você notar algo assim, verifique se talvez seja a hora de substituir totalmente líquido. Como os aditivos podem conter componentes altamente tóxicos, evite derramamentos e manuseie-os com cuidado

Resumindo

Existem diferentes tipos de tecnologias de refrigeração e diferentes veículos e motores requerem diferentes soluções de refrigeração. O que diferencia todos esses aditivos é a tecnologia de aditivos ou inibidores usados em sua formulação. Quer se trate de um motor de alta quilometragem, de um veículo completamente novo, de um motor diesel ou a gasolina, consulte sempre as recomendações do fabricante. Cada líquido de arrefecimento é especialmente projetado para manter tipos específicos de motores e seus sistemas de refrigeração protegidos contra superaquecimento em condições quentes, congelamento em temperaturas frias e corrosão